Após um início discreto de vendas — com apenas 28 unidades emplacadas em 2025, segundo a ABVE — a Chevrolet reduziu o preço do Equinox EV de R$ 440.190 para R$ 349.990, um corte de R$ 90.200.
Especificações técnicas e desempenho
Motor e conjunto elétrico: dois motores elétricos (tração integral eAWD) com 292 cv e 46 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, desempenho similar ao do Blazer EV RS.
Bateria e autonomia: bateria de 85 kWh (10 módulos, química NMC), com autonomia homologada de 443 km pelo Inmetro, e estimativa de até 458 km no padrão EPA dos EUA.
Carregamento: até 22 kW (AC) — recarga completa em ~4h45; e até 150 kW (DC) — de 15% a 80% em cerca de 48 minutos. Também é possível adicionar ~130 km de autonomia em apenas 10 minutos num DC rápido.
Conforto, tecnologia e assistência ao motorista
O Equinox EV oferece uma gama completa de recursos tecnológicos e de segurança:
- Sistema “One Pedal” para condução com um único pedal.
- Pacote de assistência ADAS: piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de faixa, frenagem de emergência, câmeras 360°.
- Painel digital de 11″ e central multimídia de 17,7″ com Google Built-In (mapas, apps, reprodução de mídia, Wi-Fi incluso).
- Porta-malas com abertura elétrica, teto-solar panorâmico e pacotes de segurança avançada.
Mercado brasileiro antes x agora
Lançado em outubro de 2024 por cerca de R$ 419 mil, o Equinox EV era apontado como o SUV elétrico mais caro do segmento — à frente de Volvo C40, Hyundai Ioniq 5, BMW iX1 e Kia EV5. Com o aumento para R$ 440 mil, a situação ficou ainda mais delicada. Agora, com o valor reduzido a R$ 349.990, ele finalmente entra na briga com preços mais competitivos.
Concorrência à vista
Com o novo preço, o Equinox EV se posiciona entre rivais como:
- Hyundai Ioniq 5: 325 cv, recarga rápida até 350 kW, preço de cerca de R$ 394.990.
- Volvo C40 Plus: 241 cv, autonomia ~353 km, mais barato (~R$ 284 mil).
- BMW iX1: menos potência e menor autonomia (~303 km) por ~R$ 362.950.
- Outros players como Zeekr X, Volvo EX30 e até o BYD Tan (SUV de 7 lugares) também entram como referências no segmento premium.
Resumo comparativo
Modelo | Potência / Autonomia | Preço (Brasil) | Destaques |
---|---|---|---|
Equinox EV (agora) | 292 cv / 443 km | R$ 349.990 | Pacote completo, desconto relevante, configuração balanceada |
Hyundai Ioniq 5 | 325 cv / recarga até 350 kW | ~R$ 395 mil | Recarga ultra-rápida |
Volvo C40 Plus | 241 cv / ~353 km | ~R$ 284 mil | Mais barato, menor desempenho e autonomia |
BMW iX1 | Menos autonomia (~303 km) | ~R$ 363 mil | Marca premium, menor alcance |
Conclusão
A forte redução de preço do Equinox EV representa tanto uma oportunidade quanto um alerta. Com equipamentos generosos, autonomia sólida e agora um valor mais atraente, ele pode finalmente ganhar fôlego no mercado competitivo de elétricos de luxo — especialmente frente a rivais com preços e propostas distintas. Resta saber se essa campanha vai reverter o cenário de vendas até agora tímido.